Trajetória
Desde que se graduou, há quase duas décadas, Letícia Lacerda exerce a advocacia de forma vocacionada: não se trata apenas de sua profissão, mas da constatação de que é pelo e no e pelo Direito que se faz possível a instituição permanente e incessante do Estado Democrático. É dizer, que há possibilidade de fruição, efetiva, de direitos e garantias fundamentais, individuais e humanas.
Naturalmente, a prestação de serviços jurídicos convergiu-se para aquelas causas sensíveis, complexas e que demandam uma estratégia processual bem particular. Não exclusivamente, mas substancialmente, naquelas causas que envolvam a tutela de direitos, em alguma interface com os institutos do Estado Democrático de Direito.
Ao longo deste tempo, muitas causas e trabalhos exitosos e vitoriosos foram realizados. Alguns insucessos, é verdade. Mas sempre presente a técnica, o conhecimento, a crítica, a estratégia, e o desejo de sucesso e de alcance da justiça.
Paralelamente à advocacia, Letícia Lacerda já exerceu, também, o cargo de Conselheira Titular do CARF, vindo a ser julgadora das causas e teses mais relevantes do contencioso administrativo do Brasil.
Formação
À graduação, seguiu-se a obtenção do título de Mestra em Direito Processual Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O projeto de pesquisa pautou-se na busca de uma construção democrática da decisão jurídica.
Está em curso a conclusão do doutoramento no IDP, em Brasília. A orientação do projeto de tese é feita pelo Professor Doutor Ministro Gilmar Mendes. Nele, há o enfrentamento da construção do instituto da interpretação conforme a Constituição, numa tentativa de democratizá-lo.